sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

MEIO AMBIENTE E QUALIDADE NA PETROBRÁS

Seguindo a tendência internacional de excelência empresarial, em 1998 a Petrobras deu continuidade à adequação dos seus sistemas de Gestão de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança Industrial, tendo como principal referência as Normas ISO 14001 e BS 8800. No mês de janeiro, a primeira conquista: a Unidade Operativa de Exploração & Produção (E&P) de Urucu, na Amazônia Legal, foi certificada pela ISO 14001 e obteve conformidade com a BS 8800, transformando a Companhia na primeira empresa de petróleo no mundo a obter essa certificação conjunta.
Em dezembro do mesmo ano, novas vitórias estavam por vir: os órgãos de Exploração & Produção do Espírito Santo e do Rio Grande do Norte/Ceará, as atividades de Gerenciamento de Empreendimentos de Dutos e Terminais de Óleo e Gás na Região Amazônica e a Frota Nacional de Petroleiros foram indicados para receber a certificação internacional pela ISO 14001, sendo que as unidades de E&P incorporaram, também, a conformidade com a BS 8800. Em 1999, outros segmentos da Petrobras deverão obter certificações semelhantes.
Nos segmentos de refino e transporte, o principal destaque ficou por conta da melhoria das condições ambientais, com a entrada em operação das seguintes unidades e sistemas: Unidades de Recuperação de Enxofre, na Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; Sistemas de Separação de Partículas e da Unidade de Flotação para adequação de efluentes hídricos, na Refinaria Gabriel Passos, em Minas Gerais; Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos, na Refinaria Landulpho Alves, na Bahia; e a nova Estação de Tratamento de Efluentes em Cabiúnas, no Dutos e Terminais do Sudeste, no Rio de Janeiro, que proporcionou índices de poluentes de amônia, bário, óleos e graxas – monitorados na zona de saída do emissário submarino – abaixo dos padrões mínimos exigidos pela Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema).
Para garantir a viabilidade de suas atividades na área ambiental, a Petrobras vem dando prioridade à realização de parcerias tecnológicas estratégicas, envolvendo universidades e centros de excelência, com a implementação de um programa de investimentos estimados em US$ 1,2 bilhão até o ano 2001. As parcerias buscam o aprimoramento da qualidade de seus produtos, notadamente do óleo diesel, de forma a garantir a melhoria da qualidade do ar nas principais regiões metropolitanas do País. Em média, 7% dos investimentos globais vêm sendo aplicados anualmente em projetos e programas de proteção ambiental.
Destacam-se, também, os programas de treinamento e capacitação de recursos humanos desenvolvidos pela Companhia nessa área, principalmente os cursos no Cempol – Centro Modelo de Prevenção, Controle e Combate a Derrames de Óleo no Mar -–, em São Sebastião (SP), e nos demais centros instalados nos terminais marítimos. Os programas visam à capacitação de empregados, órgãos oficiais de meio ambiente e comunidades locais no controle e combate de situações emergenciais que envolvam vazamento de óleo.

Desde 1991, a Petrobras vem implementando o processo de Gestão pela Qualidade Total. Outro marco importante ocorreu em 1994, com o início do programa de certificação de sistemas da qualidade segundo as normas internacionais ISO 9000. Com isso, os clientes da Companhia têm garantida, por meio de certificados de entidades reconhecidas internacionalmente, a qualidade dos produtos e serviços.
Em 1998, foram obtidos 13 novos certificados ISO 9002, com destaque para a certificação do processo de logística e comercialização dos principais produtos. Os 50 certificados obtidos desde 1994 cobrem áreas de produção, armazenamento, transporte, distribuição e comercialização da gasolina, diesel, lubrificantes, parafinas, querosene de aviação, solventes, combustíveis marítimos (bunker), gás liquefeito de petróleo e fertilizantes, bem como áreas de exploração e produção de petróleo e áreas de apoio de engenharia e suprimento de materiais.
A Petrobras é, hoje, a companhia com o maior número de certificados ISO 9000 no País, uma credencial amplamente reconhecida pelo mercado internacional – pré-requisito e diferencial competitivo para a inserção da Companhia em novos mercados. Algumas das principais refinarias da Petrobras, como a de Paulínia, em São Paulo – a maior do País –, têm mais de 90% de sua produção oriundos de sistemas certificados, sendo que outras unidades, como a Refinaria Landulpho Alves e o Dutos e Terminais do Sudeste, no Rio de Janeiro, têm a totalidade de seus sistemas produtivos já certificada.
Fonte: www2.petrobras.com.br

Um comentário:

  1. SIGA ESTE BLOG MUITO INTERESSANTE ABRAÇO https://krvigilantesdobrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir