Gestão da Qualidade
Prof. José Maria Melo Marques
Qualidade
— Conceitos
— Histórico
— Gestão da Qualidade
Conceituando Qualidade
• “Doutor! Embora eu tenha gasto dois dias para fazê-la, eu coloquei a parede no prumo.” O pedreiro trabalhou com qualidade?
• As pirâmides do Egito são obras de qualidade?
• Uma empresa foi contratada para fazer uma pintura com tinta esmalte numa estrutura metálica , mas a fez com tinta automotiva, de melhor desempenho.
– Seu serviço tem qualidade?
Conceituando Qualidade
— Qual casa tem mais qualidade: uma situada no Jardins ou uma no Bugio?
— “Embora eu tenha atrasado em uma semana a entrega do resultado da análise, eu encontrei um valor muito mais preciso.”
◦ Isso representa qualidade?
O Que é QUALIDADE?
— Conformidade com requisitos técnicos
— Características que atendam às necessidades do cliente (adequação ao uso)
— Satisfação do cliente
— Atender com economia
— Qualidade é maximizar o valor do produto
— Qualidade é a capacidade de entusiasmar o cliente
— Etc.
Características da Qualidade
— As necessidades podem ser explícitas ou implícitas;
— Qualidade inclui os serviços agregados ao produto;
— Qualidade é relativa e dinâmica;
— Qualidade implica em melhoria contínua;
— O que conta é a qualidade percebida pelo cliente.
Prof. José Maria Melo Marques
Qualidade
— Conceitos
— Histórico
— Gestão da Qualidade
Conceituando Qualidade
• “Doutor! Embora eu tenha gasto dois dias para fazê-la, eu coloquei a parede no prumo.” O pedreiro trabalhou com qualidade?
• As pirâmides do Egito são obras de qualidade?
• Uma empresa foi contratada para fazer uma pintura com tinta esmalte numa estrutura metálica , mas a fez com tinta automotiva, de melhor desempenho.
– Seu serviço tem qualidade?
Conceituando Qualidade
— Qual casa tem mais qualidade: uma situada no Jardins ou uma no Bugio?
— “Embora eu tenha atrasado em uma semana a entrega do resultado da análise, eu encontrei um valor muito mais preciso.”
◦ Isso representa qualidade?
O Que é QUALIDADE?
— Conformidade com requisitos técnicos
— Características que atendam às necessidades do cliente (adequação ao uso)
— Satisfação do cliente
— Atender com economia
— Qualidade é maximizar o valor do produto
— Qualidade é a capacidade de entusiasmar o cliente
— Etc.
Características da Qualidade
— As necessidades podem ser explícitas ou implícitas;
— Qualidade inclui os serviços agregados ao produto;
— Qualidade é relativa e dinâmica;
— Qualidade implica em melhoria contínua;
— O que conta é a qualidade percebida pelo cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário